Constelações Sistêmicas


O essencial sobre as Constelações Sistêmicas e familiares

Bert Hellinger começou como padre e educador na África do sul. A observação de padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos ao longo de gerações, distinguindo grupos saudáveis ou não foi a matéria prima inicial deste conhecimento.

Fundamentado em diversas formas de psicoterapia familiar, este teólogo, filósofo e psicoterapeuta alemão desenvolveu este método por mais de 40 anos. Em 2016, já publicou 108 livros traduzidos para 38 idiomas e ultrapassou muito as fronteiras da psicoterapia. Obteve vários prêmios por sua contribuição a Medicina alternativa. 
Em 2004, ganhou o Premio Nobel alternativo para Medicina Integrativa e hoje seu reconhecimento é mundial.
As constelações sistêmicas começaram como um meio de Representação familiar. As pessoas ocupam lugares nas famílias como as estrelas e planetas no sistema solar. Cada um no próprio espaço e função no tempo. As desordens no sistema foram nomeadas emaranhamentos sistêmicos, como nós a serem desatados.

No Brasil, o método está sendo regulamentado pelo Direito com total eficácia na resolução de conflitos. O juiz Sami Storch, da Bahia, iniciou este trabalho, alcançando índices próximos a 100% de reconciliação das partes.

A aplicação da técnica consistia, no início, em reunir pessoas que seriam os representantes do sistema de um cliente, casal ou empresa.
Ocorria um fenômeno quando os representantes eram colocados: as pessoas sentiam e apresentavam sintomas iguais àqueles aos quais estavam representando, com quase nenhuma informação prévia, revelando problemas até então ocultos. 

Posteriormente, Hellinger nomeou o que move os representantes de Movimento do Espírito.

Tal movimento é a energia de cura presente no cliente constelado que se desdobra quando ele se sintoniza com a vida como ela é, ressonando no campo todo, transformando o passado e curando os ancestrais e descendentes.

As constelações continuam se desenvolvendo a níveis inimagináveis.
Atualmente, entende-se que por meio da ressonância com o cliente, o grupo de pessoas é tomado a serviço dele e do seu sistema, sem falas, sem intenção, nem emoção, apenas uma abertura a um movimento de cura que revela uma nova possibilidade com uma solução boa para todos. O constelador é o facilitador deste processo. Sua função é centrar-se num vazio criativo. 

Na sua silenciosa observação presente, o constelador percebe as frases de solução que tocam profundamente o cliente constelado e repercute em todos. As frases revelam as Ordens do Amor descritas por Hellinger: Pertencimento (sejam nossos ancestrais perpetradores ou vítimas), Hierarquia (cada um tem seu lugar e ordem de chegada) e Compensação (Equilíbrio entre Dar e Receber nas relações entre parceiros). Essas ordens atuam invisíveis e inexoráveis como a lei da gravidade.

A teoria que embasa este fenômeno da ressonância entre o constelador, constelado, representante e pessoas que estão assistindo é a dos Campos Morfogenéticos. Todo organismo gera um campo organizador que afeta os outros.

Toda vez que um comportamento é repetido vezes suficiente, o campo (ou molde) é modificado e esta modificação afeta toda espécie, mesmo que não haja contato convencional entre seus membros. Inúmeras pesquisas científicas comprovam a existência deste campo que conecta tudo e todos além de tempo e espaço.

Pela herança ancestral, fidelidade ao grupo ao qual pertence ou por questões de sobrevivência, o ser humano tende a repetir padrões de comportamentos e crenças conscientes ou não que atuam bloqueando o desenvolvimento saudável. 

Doenças, vícios, maus hábitos perduram em todas as famílias por muitas gerações, destruindo tantos.

Podemos acessar as informações deste campo porque somos parte dele. Nele, todos somos um

A Constelação remonta a origem de tudo e aponta para a solução. A percepção dos bloqueios permite ao indivíduo trabalhado compreender, aceitar e ampliar seus limites e transformar sua vida. Vivenciar o processo da constelação, por si só, é um fator libertador.
É claro que nem todos estão prontos para olhar, sem julgar. Como diz Hellinger: é mais fácil sofrer do que encontrar soluções. Ser vítima dos outros e impotente diante das doenças é uma forma de continuar na lealdade infantil aos arcaicos padrões familiares, como uma criança inocente. Crescer é biológico, mas amadurecer exige coragem.

O trabalho com Constelações pode ser realizado também individualmente. O estudo do genograma e uso de bonecos inicia o processo de compreensão.

Bonecos na água são representantes que movimentam-se como as pessoas num grupo, revelando os emaranhamentos ocultos que atuam causando doenças físicas, mentais e todo tipo de problemas na vida.

A partir das frases de solução que o constelador sugere para o cliente repetir, geram-se novas conexões neurais e mudanças no campo.

O terapeuta e o cliente podem entrar nos papéis e sentir mais profundamente os efeitos. 

Assim, dá-se vida e expressão a informações retidas no inconsciente do cliente.

A abertura e expansão de consciência o leva a um comprometimento com uma nova forma de agir no mundo.

Isto é que pode ser chamado de cura. A consciência dos padrões e a força para se transformar.

O movimento do Espírito é a eterna busca da Vida para perpetuar a si mesma em seus eternos ciclos, em que nada, nem ninguém se perde, mas tudo se transforma numa contínua Evolução




Trabalhos individuais: Constelação Sistêmica Familiar ou Organizacional

Para fazer uma constelação só entre o cliente e o constelador, a sessão começa com um tema trazido pelo cliente.  Inicia-se com o genograma, histórico breve do sistema familiar do cliente, depois utilizam-se bonecos para facilitar o entendimento das ordens sistêmicas. Após a compreensão intelectual e psicológica do tema, o constelador entra nos papéis necessários (por exemplo: o próprio cliente, seus pais ou familiares e problemas), segue o movimento do campo que se abre e tudo que precisa voltar a ordem, equilíbrio e cura se revela. O cliente sai com novas perspectivas, possibilidades e recursos em ação imediatamente após a constelação.
O valor é R$400,00. A duração é: 1:40 minutos.




Trabalhos em grupo:  Novas Constelações

Próximos workshops para constelações em grupo em 2019:

Sábado, das 9 às 18h.
Data           Tema
 09/02/18 – Saúde
 25/05/19 – Pais e Filhos
 20/07/19 – Relacionamentos
 21/09/19 – Prosperidade
 23/11/19 – Saúde

Valor: R$220,00 por pessoa. 

Os representantes para as Constelações em grupo são os alunos da Formação nas Novas Constelações. Pessoas que vem pela primeira vez não atuam como representantes das constelações dos outros. Todos participam de breve exposição teórica, meditações, dinâmicas e constelações no tema do encontro e algumas pessoas são consteladas pelo grupo todo em qualquer tema que coloque. Ninguém fala mais que uma frase para descrever seu tema, de modo que nem o grupo, nem o constelador sabem o que a constelação trará. Por exemplo: "Quero costelar meu relacionamento com uma pessoa" ou "Quero constelar minha doença". O constelador, profundamente centrado, escolhe ou pede que a pessoa escolha pessoas para representar aqueles elementos do tema e depois, todos os alunos são convidados a serem representantes a serviço da Vida da pessoa constelada. Não sabemos quem eles serão, mas fica claro pelos gestos, posicionamentos dos representantes do que se trata. Em geral, surgem situações como: vingança, traição, assassinato, aborto, suicídio, roubo, crimes etc. que ocorreram na ancestralidade do cliente e que reverberam na sua vida hoje na forma de doenças ou problemas). O importante é que nas Novas Constelações não precisamos saber com quem aquilo ocorreu, pois os movimentos de reconciliação e sanação ocorrem naturalmente, de forma que prescinde de interpretação mental que foi justamente o que no passado já levou aquele sistema a julgamentos, separações e exclusões. Conforme o movimento surge, o constelador sugere algumas poucas frases para que o constelado repita em voz alta (por exemplo: "Já está tudo pago", "Foi assim", "Escolho fazer diferente", "Incluo todos com amor", etc.). Eventualmente, o próprio constelado entra na sua constelação. No final, praticamente quase nada é dito, mas tudo é muito bem compreendido pelo constelado. E a força do que se põe em movimento é a cura que se inicia na vida da pessoa, ressonando em seu sistema familiar mais amplo. Respeito e ética são aspectos fundamentais nas Novas Constelações. A postura de observação abdicando de nossas ideias sobre o que é certo e errado, com total abertura ao campo da constelação que move a todos sem intenção torna desnecessária qualquer intervenção ou suposições. Olhamos de forma centrada o fenômeno e se abre uma passagem para um outro plano, um outro nível de consciência, indicando um novo caminho para muito além do pensamento e dos desejos de cada um. Nenhuma constelação é igual a outra, como cada ser humano em cada momento é único.




Um comentário:

  1. Silvana...ouvi todos os seus videos no yutube... fiquei encantada.. tudo que eu preciso nesse momento.. tenho estudo muito sobre as constelaçoes.. encadernei um livro que baixei da internet do Bert e venho estudando a fio.. porem seu videos já cairam muitas fichas.. moro muito longe de você.. sou do paraná. Astorga. você faz atendimento on line?

    ResponderExcluir


Get your own Digital Clock